DIFICULDADE PARA ENCONTRAR PEÇAS DE CARROS IMPORTADOS
DIFICULDADE PARA ENCONTRAR PEÇAS DE CARROS IMPORTADOS
25 de julho de 2016
melhorando-desempenho-ar-condicionado-veicular
Dicas sobre Desempenho Ar Condicionado Carro
24 de agosto de 2016
Exibir tudo

3 Mitos e Verdades sobre Funcionamento do Carro

dicas-funcionamento-carro-

Funcionamento do Carro Mitos e Verdade

1- Carro automático consome mais combustível?

carro-automatico-consome-mais-combustivel

Resposta: Simmmmmmmmm 

O câmbio automático perde parte da energia gerada pelo motor porque a ligação entre a transmissão e o motor é feita através de uma peça chamada conversor de torque. Ela faz o papel da embreagem dos câmbios manuais, transferindo a rotação do motor para dentro da caixa de engrenagens. Enquanto nos câmbios manuais a ligação é direta, no automático é o óleo que está dentro do conversor de torque que transmite a energia do motor para as engrenagens planetárias da caixa de transmissão.
Para entender melhor esse tal de conversor de torque, imagine dois ventiladores, um de frente par o outro. Ligue um deles: em alguns segundos, o outro, mesmo desligado, começará a girar. É que o vento gerado pelo ventilador ligado acaba por virar a hélice do ventilador desligado. No caso do conversor, o princípio de funcionamento é o mesmo: em vez de ar, existe óleo hidráulico.

As novas tecnologias de gerenciamento eletrônico das mudanças de marchas reduziram significativamente estas perdas. E posso garantir que, se você acompanhar de perto a rotação do motor, evitando picos de rotação desnecessários, acima de 3.000 rpm, não haverá motivo algum para ter saudade do câmbio mecânico.

2- Encostar  a roda na guia estraga?

encostar-na-guia-estraga-roda2

Resposta: Simmmmmmmmm , Saiba mais!

No meio da borracha do pneu existe uma malha de aço que dá resistência à estrutura do pneu. Cada vez que você prensa o pneu lateralmente na guia, além de provocar o escape de ar, acaba produzindo pequenas deformações nesta malha, deixando o pneu torto e menos resistente, gerando vibrações e barulho.

 

Atrás da roda, instalado no cubo, encontra-se o famoso rolamento de roda, peça importantíssima que gira milhões de vezes durante a vida útil do carro. Por ser tão solicitado, ele é fabricado com um alto nível de precisão. Suas esferas e a pista de rolamento são retificadas e não podem conter qualquer irregularidade.

3- Pisar na embreagem na partida economiza bateria?

pisar-embreagem-reduz-energia

Resposta: Mito

Seu carro foi projetado e dimensionado para dar a partida sem a necessidade de pisar na embreagem. Você deve estar me perguntando: mas, se eu pisar na embreagem, facilitarei o sistema de partida e economizarei bateria? Sim, mas essa vantagem é pequena.

 

De fato, o motor de partida gera um pico de corrente, para girar o motor do carro e também movimentar a transmissão (câmbio). Quando pisa na embreagem ao ligar o carro, você deixa de girar o câmbio junto com o motor; aliás, uma parte do câmbio, pois ele estará na posição de ponto morto.

 

Acontece que, apesar de a partida demandar um alto consumo de energia, ele ocorre em um curto espaço de tempo. Se sua bateria estiver boa, isso não resultará em grandes problemas, até porque o ar-condicionado e todos os equipamentos elétricos estarão desligados.

Se formos realmente mensurar os grandes responsáveis pelo consumo da energia da bateria, pode ter a certeza que um módulo de som e os faróis terão um peso muito maior na durabilidade dela, em função do tempo em que são utilizados.

 

Confira as melhores noticias automativas e dicas para seu carro aqui no Centro Automotivo K2.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *